- Hack Insigths!
- Posts
- Conhecimento não é poder.
Conhecimento não é poder.
Conhecimento só é poder se aplicado.
Hack e Insights para empresários e empresas que buscam o crescimento.
Bom dia Empresário/a!
Passei boa parte da minha vida estudando, desde criança, escola depois faculdade, cursos livres, seminários e muita leitura. De aluno à professor nos últimos dezesseis anos. E continuo nessa jornada, acreditando que preciso aprender por toda a vida (lifelong learning, né?).
Mesmo assim, nos últimos anos comecei a questionar essa frase famosa que diz que "conhecimento é poder”, coloquei uma vírgula e entendi que é sim, quando aplicado, quando colocado em prática. Não há qualquer poder em apenas ter um conhecimento, e sim quando eu transformo ele em ações práticas, valido esse conhecimento e o torno útil.
Claro, não quero invalidar o processo de aprendizado em si, que nos leva à uma vida intelectual e traz outros benefícios nem tão tangíveis. Mas aqui quero trazer uma reflexão prática sobre o aprendizado para a vida empresarial, que traz benefícios diretos para nosso negócio.
Competência e Hábito
Aprender e desenvolver competências, e torná-las um hábito, é um processo que pode ser longo, mas que você pode com sua consciência acelerar. O primeiro passo é entender os estágios desse aprendizado e prática, e vou exemplificar de forma simples com o aprendizado de dirigir um carro.
Inconsciente Incompetente: você não tem consciência sobre o que é exatamente dirigir um carro, não tem qualquer preocupação com isso, e também não tem a competência necessária para isso. Normalmente a criança, muito pequena, que não se preocupa com a necessidade ter essa habilidade.
Consciente e Incompetente: aqui você começa a ter consciência sobre como é dirigir um carro apenas olhando, gosta da ideia, mas ainda é incompetente. É o adolescente olhando os pais dirigindo e sonhando quando também poderá fazer o mesmo.
Consciente e Competente: o adolescente se tornou adulto, já pode dirigir, aprende na auto-escola, tira sua habilitação e começa a dirigir. No começo inseguro, e aos poucos melhorando sua nova habilidade.
Inconsciente e Competente: é quando passa o tempo - o nosso caso hoje - e depois de muito dirigir, praticar, já fazemos isso "sem pensar", no automático.
Como repetem os especialistas em desenvolvimento humano, a competência é a somatória do conhecimento, da habilidade e da atitude, o famoso “C.H.A.”, e portanto eu acredito que isso corrobora minha tese que apenas o conhecimento é muito pouco pra dizer que ele em si é poder.
Decida o que aprender para ter poder de crescimento
Nos últimos anos fui mais intencional no meu aprendizado empresarial deixando um pouco de lado os temas técnicos na minha especialidade (pois já estou estudando esses temas há duas décadas e meia) e me voltei para gestão, eficiência operacional, cultura e liderança, equipes, vendas e finanças.
Minha intenção foi e é clara: aprendizado para buscar a performance da minha empresa, mais resultados e seu crescimento contínuo. Estou debruçado em aprender como fazer minha empresa crescer mais, continuamente e mais rapidamente. E para isso estou me utilizando dos diversos meios de aprendizado disponíveis e possíveis, buscando acelerar o meu próprio processo.
Que crescimento é esse?
Primeiro o crescimento em faturamento. Claro, sempre muito bem gerido para manter lucratividade. E olhando sempre o médio e longo prazo, o destino que foi traçado na minha visão de futuro para meu negócio.
Confesso que na minha trajetória empresarial eu não fui obstinado com isso, e falhei feio. Tinha a mentalidade empreendedora, mas faltou a mentalidade de crescimento. E faltaram também as competências necessárias para esse crescimento (essas que tenho buscado agora).
Hoje minha leitura é direcionada para esse tema, os cursos que compro (sejam online ou presenciais) também e inclusive participar de uma confraria de empresários que faturam já alguns milhões e buscam o crescimento. O aprendizado também está na experiência do outro empresário que já passou por aquilo que você vai passar para crescer.
Fico por aqui…
Essa é a 2ª edição da nossa newsletter e meu compromisso é trazer sempre reflexões sobre negócios, sobre aprendizado para o crescimento, e os desafios e experiências que já vivi e estou passando nessa jornada como empresário, como você.
Nos vemos na próxima semana! Em busca da Performance, dos Resultados e do Crescimento!
Paulo Milreu
Empresário, fundador e CEO da Hack Sales Performance
Essa semana tem aula online sobre Estratégia para sua empresa se tornar referência.
Sua marca desperta a atenção do mercado?
Lembra que sou professor, né? Estive nos meus últimos 16 anos em dezenas de salas de aulas pelo Brasil, em pelo menos 10 instituições de ensino superior, como professor de adultos, em cursos de pós-graduação.
E agora meu objetivo é me utilizar da competência como professor, meus estudos e experiência como empresário para trazer um aprendizado prático, objetivo e sem enrolação, toda semana, quartas às 18h em nosso canal no YouTube.
Essa semana eu trago um passo a passo prático para você colocar sua empresa, sua marca, no radar do seu público, tornando-a uma referência e desenvolvendo um negócio que cresce em visibilidade e faturamento.
A aula já está agendada, clique aqui e assine para receber o alerta de início da aula (e coloca na sua agenda).
E já saíram 2 novos episódios do podcast sobre Branding, Growth e Vendas.
Este é o 3º episódio do podcast M3LHOR de 3 sobre como vender em 2020. Vamos olhar o futuro?
Esta semana saiu do forno este episódio onde olhamos para o futuro e refletimos sobre vendas em 20230, daqui 6 anos apenas, com um olhar a partir de branding, growth e a própria venda. Ótimas reflexões sempre com os amigos, especialistas e empresários, Eli Cintra da JUMP e Paulo Razera da MR\Tempo.
Fizemos um pequeno ajuste na agenda de publicações e também publicamos o episódio sobre marketing de influência, trazendo uma abordagem diferente sobre um mercado em grande expansão e que pode ser aplicado em estratégias para qualquer negócio.
Veja nosso site, com todas as informações.
Assine nosso canal no YouTube.
Ou ouça ou assista pelo Spotify.
Para finalizar
Este mês encerramos o 1º semestre do ano e estou totalmente focado nas metas que estabeleci em nosso plano estratégico para o ano. E você?
É hora de analisar os números e ver se está atingindo pelo menos 50% das metas, e caso contrário, tomar decisões que reflitam nisso. O que acha?
Espero que essa breve pausa que fez para leitura tenha valido a pena! Se puder, responda e deixe seus comentários sobre o que tenho compartilhado.
Se considera que algum empresário, gestor ou líder pode tirar proveito dessa leitura, o botão abaixo tem o link de inscrição da newsletter.
Reply