- Hack Insigths!
- Posts
- Crescimento é sobre Faturamento, Lucratividade e Rentabilidade.
Crescimento é sobre Faturamento, Lucratividade e Rentabilidade.
Esse conhecimento te trará mais maturidade como empresário.
Hack e Insights para empresários e empresas que buscam o crescimento.
Bom dia Empresário/a!
Eu já sabia, mas confesso que não estava tão atento ao significado de cada uma dessas palavras e conceitos que são tão importantes para toda empresa, e trazem uma análise e constatação sobre a minha maturidade como empresário.
Diferenciar Faturamento, Lucratividade e Rentabilidade me permite entender se estou no caminho correto do crescimento do meu negócio, se estou obtendo o retorno adequado frente ao cenário econômico e financeiro, e, portanto, se devo avançar.
Faturamento é o valor total das vendas de produtos ou serviços de uma empresa em um determinado período, sem descontar os custos ou despesas. É o volume bruto de vendas.
Um dos indicadores de crescimento da minha empresa obviamente deve ser o Faturamento. E também é óbvio que não deve ser o único. Mas faturamento pode apontar para o crescimento da minha participação no mercado, da conquista de novos clientes, da retenção dos atuais, de um portfólio de produtos maior e mais aderente às necessidades do meu público-alvo, da entrada em novos mercados e novos públicos.
Lucratividade é a relação entre o lucro líquido e o faturamento, expressa em percentual. Mostra quanto de cada real faturado se transformou em lucro.
Lucro é outro indicador importante e impacta meu crescimento. Mas isoladamente não significa que minha empresa está crescendo. Se a sua operação está bem gerida, se os seus custos e despesas (sim, são duas coisas distintas) estão bem equacionados, é provável que você tenha uma operação eficiente e lucrativa. Mas depois disso, pouco pode fazer para ter uma “sobra financeira” se o seu faturamento não crescer, e, portanto, está limitando o seu crescimento.
Rentabilidade é a relação entre o lucro líquido e o investimento total feito na empresa ou em um projeto específico. Ela indica o retorno do investimento.
Rentabilidade é o indicador que apontará se vale a pena continuar com a minha empresa. Esse é o indicador menos conhecido pelo empresário, ou que menos ele dá atenção, e portanto não faz uma avaliação importante sobre a sua empresa: está valendo a pena?
“Se eu vendesse a minha empresa, todos os meus ativos do negócio, e investisse no mercado financeiro, estaria sendo melhor remunerado e com menor risco e esforço?”
A resposta que vem dessa pergunta pode apontar que o empresário tem um “auto-emprego” e não é realmente um empresário. Ele tem pro-labore, sua retirada mensal, mas sua operação, seu negócio, não são bons o suficiente para remunerar o seu capital investido.
É uma constatação difícil para o empresário porque mostra que sua competência colocada à prova na empresa, no negócio que tem estruturado, não é suficiente para competir com outras possibilidades que remuneram melhor seu dinheiro e com risco muito menor. Não basta a paixão por empreender.
Hoje estou muito mais atento a isso. E para ficar atento preciso dar mais atenção à minha gestão financeira e analisar esses indicadores continuamente. Esse é um amadurecimento como empresário que todos precisamos ter.
Pense nisso. Ótima semana.
Para mais Resultados e Crescimento!
Paulo Milreu
Empresário, fundador e CEO da Hack
Afinal, como as pessoas percebem e interagem com as campanhas de publicidade?
Eu, Paulo Razera e Eli Cintra conversamos sobre o tema.
Nesse trio apenas o Paulo Razera tem origem na publicidade. Eu vim da área de tecnologia e depois migrei para internet e marketing, e o Eli veio da administração e vendas, e chegou no marketing.
Essas visões diferentes do mundo e dos negócios nos traz reflexões interessantes sobre o mesmo tema neste episódio do podcast M3LHOR de 3, que te convido à ouvir ou assistir.
Veja nosso site, com todas as informações.
Assine nosso canal no YouTube.
Ou ouça ou assista pelo Spotify.
Performance, Resultados e Crescimento: como mudar sua mentalidade para sua empresa crescer.
São 3 mentalidades encadeadas que trazem prosperidade para a empresa.
No meu último artigo eu falo dessas 3 mentalidades e como elas são importantes para todo empresário que busca cumprir sua missão e atender seus clientes. Crescimento é estratégia de sobrevivência para qualquer empresa, e não me canso de repetir isso.
Empresário que não pensa assim, que acha que “tá tudo bem” em não crescer, não está percebendo corre um risco maior do que imagina. Esse empresário tem apenas fé.
Fé é importante, acreditar é importante, mas não basta.
Sim, amanhã tem Hack Class! às 18h no YouTube.
E vou me aprofundar na diferença entre empreendedor e empresário, e qual você deve ser mais. Se inscreva em nosso canal no YouTube e acompanhe as aulas semanalmente.
Se considera que algum empresário, gestor ou líder pode tirar proveito dessa leitura, o botão abaixo tem o link de inscrição da newsletter.
Reply