- Hack Insigths!
- Posts
- Não é uma equipe grande que traz mais resultados.
Não é uma equipe grande que traz mais resultados.
É a melhor capacitada, treinada e que percorre processos bem definidos.
Hack e Insights para empresários e empresas que buscam o crescimento.
Bom dia Empresário/a!
Quando uma empresa está crescendo, vemos como reflexo imediato o aumento da equipe. Portanto, para a percepção externa, o aumento de colaboradores pode representar o crescimento da empresa, pois ele também traz a necessidade de mais um espaço de trabalho, muitas vezes mesa, cadeira, notebook, ou ainda equipamentos, circulação no espaço do café.
Internamente, os demais colaboradores também podem ter essa percepção de crescimento. Inclusive o próprio empresário e os líderes percebem esse crescimento.
Aqui na Hack estamos com 3 vagas em aberto, estamos contratando.
Realmente dá pra considerar que a empresa está crescendo simplesmente porque está contratando mais pessoas?
Sim e não, porque tudo depende mesmo é do indicador de crescimento que você adotou e como enxerga ele no médio e longo prazo. Vou explicar.
Sua empresa pode (e deve) estar crescendo sob vários aspectos; e o principal não é a quantidade de colaboradores. Você deve, sim, olhar seu faturamento bruto; ele é um indicador mais simples de se avaliar, mas isoladamente ele é perigoso. Junto com o faturamento, você deve olhar a sua lucratividade, seu lucro líquido.
Se você já tem sob seu olhar constante esses dois indicadores financeiros, o próximo é seu EBTIDA, pois ele é o resultado da operação da sua empresa. É através dele que você avalia se a sua operação, o seu negócio, tem resultado positivo ou não.
Não vou me aprofundar aqui, pois não sou especialista; sou apenas um empresário que compreendeu a importância dos indicadores financeiros no negócio. E por isso acho que você também deve dar essa atenção contínua.
Mas, voltando ao crescimento da equipe, veja que antes a análise dos números é mais importante. Não adianta crescer com mais pessoas se a sua operação não é eficiente. E você só pode trazer mais pessoas para sua equipe se tem processos bem definidos, a ponto de estar preparado para capacitar e treinar essas pessoas logo que chegarem na empresa.
Caso contrário, você corre o risco de baixar sua eficiência operacional, de reduzir sua lucratividade, de comprometer seu EBTIDA.
A sua capacidade de faturar mais, ter mais lucratividade, ter mais eficiência operacional, com a mesma equipe, mostra que você está realmente no caminho de crescimento da sua empresa. Não é apenas aumentar o faturamento ou contratar pessoas.
Eu acredito muito no papel das empresas ao contratar mais pessoas, ao gerar emprego e trabalho, ao gerar riqueza. Mas isso só será sustentável se você, como empresário, pensar sobre processos, treinamento contínuo e acompanhar diariamente seus indicadores financeiros.
Pense nisso. Ótima semana.
Para mais Resultados e Crescimento!
Paulo Milreu
Empresário, fundador e CEO da Hack
A aula dessa semana é para você se auto-identificar.
O empresário normalmente tem esses três papéis.
Quando você olha para o seu trabalho na empresa que construiu, como se vê? Mais como um técnico, como um gerente ou como um empreendedor?
É claro que o empresário acaba tendo na maioria das vezes um pouco desses três perfis, e isso não está errado. A questão chave está em como ele equilibra esses perfis durante o amadurecimento e crescimento da empresa, como aprende a deixar de lado aquilo que é apaixonado mas não deve ser sua principal responsabilidade e função na empresa.
Vou explorar esses três perfis do empresário em nossa aula da semana, nesta quarta às 18h no YouTube. Como sempre, será ao vivo e online.
Clique aqui e ative a notificação para o YouTube te lembrar da aula. Em breve vamos começar a te avisar por WhatsApp.
Até no Branding, Growth e Vendas tem armadilha operacional.
Paulo Razera, Eli Cintra e Paulo Milreu abordam a armadilha operacional sob a ótica do branding, growth e vendas.
Saiu mais um episódio do podcast M3LHOR de 3 essa semana e o tema central foi o que chamamos de “armadilha operacional". É quando o empresário está “atolado” no nível operacional da empresa, na maioria das vezes nem percebe, e ele se torna refém da própria empresa.
Quando ele deveria é assumir o nível estratégico. Já falei muito sobre isso, inclusive nesta newsletter, mas no podcast olhamos essa “armadilha” sob a ótica do branding, growth e vendas.
Veja nosso site, com todas as informações.
Assine nosso canal no YouTube.
Ou ouça ou assista pelo Spotify.
SPOILER: Estamos preparando um evento presencial em Bauru para novembro, uma conferência com palestras e painéis de debates, onde traremos especialistas e empresários para compartilharem suas experiências e jornadas rumo ao crescimento de suas empresas. Aguarde!
Se considera que algum empresário, gestor ou líder pode tirar proveito dessa leitura, o botão abaixo tem o link de inscrição da newsletter.
Reply