O empresário que está sempre correndo.

Correndo na direção certa?

Hack Insights!

Hack e Insights para empresários e empresas que buscam o crescimento.

Bom dia Empresário/a!

Talvez uma das frases que mais ouço (e muitas vezes repito) é sobre essa corrida da vida, do trabalho. E ela vem numa resposta a pergunta clássica: “Olá, tudo bem? Como você está?”

“Correndo.”

Após a pandemia, e tendo trocado 90% das reuniões presenciais por reuniões online, eu ainda melhorei a frase dizendo: “E olha que é uma corrida sentado, saindo de uma reunião online para outra reunião online.”

O que isso diz sobre mim? O que isso diz sobre você?

No automático da vida, do dia-a-dia, repetimos frases que muitas vezes não avaliamos o quanto elas nos condicionam, ainda mais, a nos tornarmos aquilo que repetimos frequentemente. E seguimos sendo essa “pessoa de vida corrida”, que está na verdade apontando para uma realidade ruim, para uma percepção de tempo que pode nos trazer ansiedade e sensação de improdutividade. Explico.

O tempo é a única coisa que posso afirmar que, eu e você, temos em comum. O seu tempo é o mesmo que o meu, as mesmas 24 horas. Nada mais, nada menos. O que fazemos com esse tempo é que nos distingue.

Hoje é terça, ontem foi segunda, o final de semana já passou, e daqui a pouco chega sexta rapidinho. E um novo final de semana. Se você é como eu, está percebendo que “parece” que o tempo está passando mais rápido, não é? Outro dia foi o Natal, o Ano Novo, onde estivemos reunidos com a família toda, e agora já estamos perto de encerrar o 1º semestre do ano.

“Estamos sem tempo pra nada.”

Você também tem essa percepção?

Um dos grandes motivos dessa percepção é que não “administramos” bem o nosso tempo. Não gosto muito dessa ideia de “administrar” o tempo, entendo que na prática o que podemos fazer é administrarmos o que fazemos no tempo, nossas atividades, e esse é o caminho para você mudar sua percepção de tempo.

Passamos a sentir melhor o “controle” do tempo quando estabelecemos previamente o que faremos com ele, quando antecipamos as atividades que alocaremos para o nosso tempo. E isso se chama planejar.

Planejar suas atividades no tempo, seja utilizando uma agenda, uma lista de tarefas, principalmente para a sua semana de trabalho, fará com que você tenha uma percepção de uso do tempo que lhe trará mais satisfação. Você se sentirá produtivo/a, e essa sensação lhe dará mais autoconfiança para melhorar ainda mais seu “gerenciamento de tempo”.

Eu utilizo várias ferramentas para isso. Eu uso o Google Agenda para compromissos, e também para criar “blocos de tempo”, espaços com horários pré-definidos para executar tarefas que leva mais tempo. Para as tarefas, também a ferramenta do Google, e algumas anotações temporárias que me policio para transferir para essas ferramentas.

Se eu tenho uma ideia, lembro de algo a fazer, quero realizar algo, eu anoto. Tiro da minha mente, da preocupação de esquecer. Essa é uma prática que aprendi e faço há muitos anos.

Sei que tudo isso pode parecer simples para você, que talvez faça já tudo isso, e tenha até uma melhor “gestão do tempo” que eu. Mas eu tenho percebido nos últimos anos que não é uma realidade para a maioria dos empresários, e que isso traz ansiedade e essa percepção que o tempo corre mais rápido que deveria.

Esse gerenciamento de atividades vai também lhe ajudar na luta contra as distrações, hoje um dos grandes desafios que todos tempos. Na minha visão o maior vilão é o celular, que olhamos de minuto em minuto para checar as notificações, as mensagens do WhatsApp ou ainda sua rede social preferida. Mas esse é um papo para outro dia.

Deixo aqui uma reflexão importante sobre o tempo. Verifique, continuamente, se diante dessa percepção de “dia corrido”, se pelo menos sua corrida estão sendo na direção correta. Do seu objetivo, do seu sonho.

Para mais Resultados e Crescimento!

Paulo Milreu
Empresário, fundador e CEO da Hack Sales Performance

Aula da Semana: Definindo a Marca e Alma da sua empresa.

As aulas são online e gratuitas, toda quarta às 18h no YouTube.

Durante os últimos 16 anos venho ministrando aulas na pós-graduação nas disciplinas de marketing, marketing digital, empreendedorismo, criatividade, inovação, comunicação na gestão de projetos, competitividade, estratégia, entre outras. E agora me desafiei para trazer todo o conteúdo teórico para algo mais prático, e para quem está no campo de batalha: o empresário.

Eu sempre dei aulas para adultos, mas agora vejo que é um pouco diferente. A maioria dos alunos da pós-graduação tomou uma decisão de se aperfeiçoar para avançar na carreira profissional, eram poucos que estavam ali para melhorar a sua empresa.

Agora nessas aulas semanais trago um pouco dos 2 mundos: o conhecimento teórico com o prático. O que estudei e estudo para o mundo empresarial, com a linguagem do dono do negócio (que também sou), e para que ele compreenda a importância de trazer conhecimento atual para sua gestão estratégica.

Se você chegou até aqui…

Ou você deu uma passada rápida de olhos no conteúdo, ou realmente leu porque o texto está interessante. De qualquer forma, agradeço por ser um/a leitor/a dos meus textos, dessa newsletter que iniciei há 2 semanas para trazer algumas reflexões que tenho como empresário e contar um pouco do que estou fazendo.

Eu sou um leitor voraz de newsletters. E faço isso para fugir um pouco dos conteúdos rasos da internet, dos reels e frases rápidas, e assim me informar com a leitura mais profunda, me conectando ao interlocutor do outro lado, e assim me expor a mais reflexões. Por isso leio um pouco de tudo.

Essa newsletter é ainda um experimento. Estou testando. Acordo 5h e começo a escrever. Tenho uma pauta pré-definida mas na maioria das vezes eu fujo dela. E percebo que estou evoluindo mais no texto quando já estou no finalzinho da newsletter (e vejo muitas vezes que ficou extenso demais!).

Mas já que chegou até aqui, que tal me responder este e-mail me dizendo o que está achando? Eu agradeceria muito.

Se considera que algum empresário, gestor ou líder pode tirar proveito dessa leitura, o botão abaixo tem o link de inscrição da newsletter.

Reply

or to participate.