- Hack Insigths!
- Posts
- O plano é mais importante que os resultados.
O plano é mais importante que os resultados.
(no curto prazo)
Hack e Insights para empresários e empresas que buscam o crescimento.
Bom dia, Empresário/a!
Parece um contrassenso, mas a frase-título desta edição está correta. Realmente o plano é mais importante que os resultados, no curto prazo.
E porque isso?
Porque um plano é elaborado para atingir objetivos ao longo do tempo, no futuro, e, portanto, possui vários 'por quês' que foram pensados para alcançar esses resultados. Quando se pensa exageradamente no curto prazo, esperando resultados mágicos, eles necessariamente não virão.
Eu criei um gráfico para ilustrar essa situação. Nele, o empresário, ansioso demais e muito suscetível às influências de gurus da internet, 'pipoca' em várias tentativas de curtíssimo prazo, que não trazem resultados ou trazem aqueles resultados que não perduram. E também chamo essa situação de “Síndrome Aguda da Guruzada”Eu chamo essa situação de 'Síndrome Aguda da Guruzada'..
Veja abaixo.
O investimento do empresário com Síndrome Aguda da Guruzada
O empresário acredita que descobriu algo que vai mudar o rumo dos negócios dele, que é algo que fará ele vender milhares, senão milhões, de reais em poucos dias ou meses, e que basta ele fazer essa ação (muitas vezes isolada) para que os problemas de resultados em vendas dele estejam resolvidos. E ele tenta. Passam-se alguns meses, o resultado não vem. O que vem é frustração.
O resultado não vem porque a ação isolada realmente não traria resultados expressivos, não que ela estivesse totalmente errada. Não vem porque ele não persiste. Não vem porque ele desiste antes de implementar novas ações táticas necessárias, e é claro, a partir de um plano bem elaborado.
No final do dia, o que ele percebe é que fez apenas tentativas, propostas por gurus do marketing digital e vendas, sem ter uma estratégia bem estruturada que represente a essência da sua empresa, sem persistir o necessário, e, principalmente, não sabendo que precisaria “empilhar” as ações.
O “empilhamento” é parte importante do jogo.
Sua grande missão no curto prazo (e eu estou falando de 12 meses, 1 ano, ok?) é “empilhar ações”. Mas deixa eu explicar melhor, senão vai ficar confuso.
Você precisa ter um plano estratégico (estratégico porque ele previamente tem uma análise profunda da sua empresa e seus produtos ou serviços, ele partiu de sua missão, visão, valores e propósito, e analisou sua concorrência - para simplificar) que aponta sua direção, seus objetivos e, portanto, você pode definir suas metas. Esse plano estratégico estabelece ações táticas para pelo menos 12 meses, e ao longo desses meses sua empresa estará, mês a mês, “empilhando” essas táticas.
Vou exemplificar. Se você começou por produzir conteúdo para suas redes sociais, trabalhe nessa tática, entenda os resultados, analise, melhore, por alguns meses. Se você tem recursos financeiros suficientes, inicie uma nova ação tática que pode ser melhorar a distribuição desse conteúdo através de anúncios nas mesmas redes sociais (priorize uma rede social).
A cada ciclo de 1, 2 ou 3 meses, implemente uma nova ação tática. Pode ser a ampliação da sua produção de conteúdo com um novo formato, como um podcast, ou uma nova tática, como a publicação e distribuição periódica de uma newsletter como essa.
Você poderia me perguntar: existem outras ações táticas que eu poderia implementar na minha empresa? Opa! Dezenas de ações e variações de ações táticas poderiam ser implementadas, empilhadas ao longo dos meses.
Algumas funcionarão melhor que outras.
Analisar as métricas e indicadores dessas ações táticas é muito importante, pois algumas funcionarão melhor que outras para sua empresa. E, portanto, você deve decidir quais manter e quais encerrar. Mas lembre-se de testar pelo tempo necessário para uma avaliação correta.
Seu grande objetivo como empresa é construir um conjunto de ações táticas “empilhadas”, bem executadas, que farão sua marca se tornar conhecida, seus produtos e serviços serem reconhecidos, e a partir daí, toda vez que fizer uma oferta, ela terá uma relevância maior na tomada de decisão do consumidor.
Pensando nesse imediatismo do empresário, esta semana, na quarta, vou ministrar uma aula online no YouTube falando sobre persistência, consistência e tédio, com foco no crescimento da sua empresa. O link tá ali embaixo.
Para mais Resultados e Crescimento!
Paulo Milreu
Empresário, fundador e CEO da Hack Sales Performance
Aula da Semana: Persistência, Consistência e Tédio.
As aulas são online e gratuitas, toda quarta às 18h no YouTube.
O tédio foi uma descoberta mais recente. Essa ideia de empreendedor inquieto, de inovação, aponta para que seu comportamento seja imprevisível ou que se altere sempre, se adaptando, trazendo mudanças e novidades para a empresa. Mas isso não é uma verdade completa.
A persistência talvez seja o comportamento mais falado como importante para o empreendedor, mas é a consistência e o tédio que forjam o empresário que faz sua empresa crescer todos os dias.
É diante dessa minha reflexão, anos de estudo e muita prática nessa caminhada como empresário, que teremos nossa aula online da semana.
Episódio novo do podcast M3LHOR de 3: Como a Inteligência Artificial está transformando branding, growth e vendas.
Paulo Razera, Eli Cintra e eu, os hosts do podcast.
Esse foi um papo muito interessante porque aqui navegamos por uma tecnologia em grande evolução e com velocidade, que já está impactando diversas áreas das empresas e da própria sociedade: a Inteligência Artificial, ou apenas IA.
Como sempre, o papo foi profundo e procuramos trazer aquilo que vivenciamos e como temos enxergado os temas que propomos. A nova versão do ChatGPT tinha acabado de ser lançada em um evento super divulgado e impressionou pelas novidades.
No fim, participar de um podcast é muito divertido e é uma oportunidade para conversar livremente com outros grandes profissionais, debater temas e expressar muitas vezes aquelas reflexões que não foram expostas.
Ou conhecer mais sobre os hosts e a proposta em nosso site aqui.
Para finalizar
Estamos chegando ao final do 1º semestre de 2024. Como estão suas metas?
Agora é o momento de avaliar as ações da primeira metade do ano. Se o plano foi cumprido, o quanto foi cumprido, se os resultados vieram e quais os motivos de termos atingido metas ou não. Isso é importante!
Neste semestre, fizemos um lançamento importante, um novo produto, e logo conto mais para você. Lançamos uma fraternidade de empresários, super selecionados, com foco em crescimento. Já somos 20 empresários e devemos chegar a 24 em julho, divididos em 2 grupos.
Enquanto isso, pense em um/a empresário/a que você conhece e que seria beneficiado ao receber os insights desta newsletter, e indique para ele/ela.
Reply