• Hack Insigths!
  • Posts
  • Se você quer ser empresário/a, aja como empresário/a.

Se você quer ser empresário/a, aja como empresário/a.

E não como técnico.

Hack Insights!

Hack e Insights para empresários e empresas que buscam o crescimento.

Bom dia Empresário/a!

Toda semana eu interajo com 2 ou 3 empresário/as e na maioria das vezes são dessas interações que surgem minhas reflexões para eu acordar bem cedinho e escrever esta newsletter. São papos que tive informalmente, às vezes em troca de mensagens pelo WhatsApp, outras vezes no Google Meet ou Zoom e também tomando um café no Frans.

A reflexão acaba fazendo grande sentido para minha vida pois me vejo nesse empresário, olhando para trás em muitos momentos da minha jornada, e compreendendo as atitudes que tinha e que fui moldando para agir melhor, e assim ter mais resultados. E quando falo de resultados são de vários tipos, não só nos negócios mas também em qualidade de vida, comigo mesmo e com minha família.

Para o assunto de hoje eu trago uma percepção que venho tendo ao longo dos últimos anos, sobre a atitude e postura de quem cria e comanda o seu próprio negócio: o empresário. O dono, o proprietário, o sócio administrador ou apenas sócio, que está “tomando risco” e resolvendo um problema do mercado. Mas que muitas vezes não se sente “empresário”.

Se você quer ser, decidiu, está atuando como empresário, sua postura e atitudes precisa ser de um empresário. Essa já é sua grande posição na empresa e precisa ser de liderança. Se você é diretor disso ou daquilo, essa nomenclatura tem sua importância, mas você precisa ocupar o seu espaço como empresário.

É o empresário que ocupa o campo estratégico da empresa, que define e olha para o objetivo do negócio o tempo todo, que traça o caminho e prepara a empresa para chegar ao seu destino. É o empresário que estabelece a visão de futuro, que imprime o ritmo e a constância para chegar a esse futuro.

É o empresário que ocupa o campo estratégico da empresa, que define e olha para o objetivo do negócio o tempo todo, que traça o caminho e prepara a empresa para chegar ao seu destino. É o empresário que estabelece a visão de futuro, que imprime o ritmo e a constância para chegar a esse futuro.

Eu diria que você precisa ter paixão e coragem para essa jornada como empreendedor e empresário, e também grande competência em gestão, para não ser quem impede a empresa de crescer. E isso se desenvolve estando muito aberto para aprender e desenvolvendo sua capacidade de execução, todos os dias.

Nas últimas semanas tenho elaborado e ministrado aulas online para empresários, falando de vários temas e trazendo reflexões e conteúdos de gestão. Ainda este ano pretendo ampliar essas aulas, tanto em conteúdo e profundidade, como em outros formatos, inclusive presenciais. Eu acredito muito que o empresário precisa ter uma formação mais estruturada.

Pense nisso, procure se capacitar.

Para mais Resultados e Crescimento!

Paulo Milreu
Empresário, fundador e CEO da Hack

Não basta ser quem você é, muitas vezes você precisa se reinventar.

Para chegar ao sucesso de um negócio você precisa se reinventar, quantas vezes for necessário.

Na aula dessa semana eu novamente abro meu coração e trago meu aprendizado sobre a jornada empreendedora. Os desafios de começar do zero, de ter um sonho, de construir uma empresa (ou várias empresas, como foi meu caso), muitas vezes “quebrar a cara”, e entender que é necessário se reinventar.

Talvez essa reinvenção tenha sido um aprendizado empírico da minha vida que trouxe anos depois à luz da ciência comportamental. De garoto extremamente estudioso, criativo e tímido, ao estudante de engenharia eletrônica que abandonou a universidade faltando apenas 1 ano para se graduar, até a virada de carreira para tecnologia e marketing. Nessa jornada, com certeza muitas dúvidas se era o caminho correto, se eu conseguiria, se daria certo ou eu falharia.

Essa vai ser a tônica da aula amanhã às 18h, no YouTube. Te espero lá.

Clique aqui e ative a notificação para o YouTube te lembrar da aula. Em breve vamos começar a te avisar por WhatsApp.

Para finalizar

Nas últimas semanas do mês temos 2 importantes reuniões com empresários, grupos de 12 empresários que coordenamos em reuniões mensais de 4 horas de duração. Ontem me perguntaram “o que era exatamente” esses grupos, e eu entendi que a perguntava se tratava do objetivo dos grupos. É simples.

Eu acredito que em geral o empresário é solitário. Vive isolado em suas decisões, não conhece ou conhece poucos empresários que poderia compartilhar suas dúvidas e desafios, e assim buscar opiniões, conselhos. Esse é o grande objetivo dos nossos grupos.

Uma hora conto mais sobre isso.

Enquanto isso, pense em um/a empresário/a que você conhece e que seria beneficiado ao receber os insights desta newsletter, e indique para ele/ela.

Reply

or to participate.